Vantagens e desvantagens de construir em alvenaria | Casa Teto

Vantagens e desvantagens de construir em alvenaria

  • Data : 23 de dezembro de 2020

Finalmente chegamos ao método construtivo mais utilizado no Brasil: a alvenaria. Com certeza você já realizou ou até mesmo já viu uma construção em alvenaria. A alvenaria é um conjunto de pedras, tijolos ou blocos que formam a estrutura de uma edificação. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica. Existe uma explicação para que a alvenaria seja tão utilizada? Uma pesquisa realizada pela CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), revelou que somente 15% dos brasileiros que já construíram ou reformaram uma casa contaram com o trabalho de um arquiteto. E por que essa informação é importante? O fato de ser um método construtivo muito comum fez com que a mão de obra ficasse mais acessível e isso acaba “dispensando” a necessidade de arquitetos e engenheiros.

Porém, não é recomendado que se façam construções sem a orientação de profissionais capacitados, ainda mais quando o assunto é uma edificação que você vai morar ou trabalhar, por exemplo. Inclusive, essa despreocupação com a construção é uma das desvantagens da alvenaria: Esse descaso vai refletir na geração de patologias num futuro próximo!

Mais uma vez, o fundador da Casa Teto, Bruno Rezende, gravou um vídeo para explicar as vantagens e desvantagens de utilizar o método de construção mais comum em terras brasileiras. Assista ao vídeo:

Como dito antes, a mão de obra para esse método de construção é bastante acessível e essa é uma das vantagens da alvenaria. Por ser bastante difundido no Brasil, muitos pedreiros aprenderam a função com a família ou trabalhando em construções de terceiros. Por isso é importante destacar a importância do auxílio de profissionais na hora de construir ou reformar.

Tipos de alvenaria

Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural, como o próprio nome diz, utiliza as técnicas desse método construtivo na infraestrutura da edificação. Esse tipo de alvenaria é o que dá suporte para o peso das paredes, da laje, dos móveis e das pessoas que ocuparão o espaço. O material mais utilizado é o bloco cerâmico (tijolo), mas outros materiais podem ser usados, como blocos de concreto, o concreto celular ou adobe.

Alvenaria de vedação

Diferentemente da alvenaria estrutural, a alvenaria de vedação é feita para suportar apenas o seu próprio peso e a carga das portas e janelas instaladas nela. Esse tipo de alvenaria precisa de vigas e pilares para a sua execução e proporciona grande conforto térmico e acústico.

Independentemente do método escolhido, ter o respaldo de profissionais de engenharia e arquitetura é indispensável para que uma obra seja executada de maneira correta e segura. 

Você ou sua empresa precisam de ajuda para a elaboração de um projeto ou na execução de uma obra? Entre em contato com a Casa Teto através dos canais de atendimento ou das redes sociais. Faça uma construção inteligente, faça como a Casa Teto. Veja mais vídeos do canal da Casa Teto no YouTube clicando no link abaixo:

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade