Vantagens e desvantagens de construir com EPS | Casa Teto

Vantagens e desvantagens de construir com EPS

  • Data : 12 de novembro de 2020

Nos últimos conteúdos do canal da Casa Teto no YouTube e no blog temos falado sobre os melhores métodos construtivos. Hoje, trouxemos informações sobre um método rápido e econômico: o EPS (Poliestireno Expandido). Assim como qualquer tipo de construção escolhido, existem vantagens e desvantagens de construir com EPS. Antes de tudo, vamos descobrir o que é o EPS.

O EPS é um plástico celular rígido resultante da polimerização do estireno em água, contendo em sua fórmula quando expandido 98% de ar e apenas 2% de poliestireno. É comprovadamente um material isolante, podendo suportar variações de temperaturas de -50º a +80º Celsius. O EPS é usado para preencher os espaços ocupados pelo cimento juntamente com uma tela armada. 

Comparado à alvenaria, o método EPS é mais econômico e o tempo de construção é bem menor e os gastos com água e eletricidade também são reduzidos. Além disso, o EPS não apresenta cheiro forte, não contamina o solo, água e ar e são 100% reaproveitáveis e recicláveis, reduzindo resíduos de obra.

Vantagens de construir com EPS

  • Construção até 40% mais rápido que a alvenaria convencional;
  • Economia de água durante a construção chega a quase 60%;
  • Baixa absorção de água;
  • isolamento térmico e acústico.

Desvantagens de construir com EPS

  • Não recomendado para alguns estabelecimento com maior risco de incêndios, deve se consultar a regulamentação técnica específica do corpo de bombeiros, para evitar restrições na emissão do alvará;
  • Gasto maior na blindagem das instalações elétricas;
  • Bancos podem não financiar a venda do imóvel no futuro, deve se consultar com seu banco financiador o regulamento técnico;
  • Manutenção especializada: como é um serviço específico, apenas empresas com experiência comprovada podem fazer a manutenção de maneira correta e sem grandes problemas para o proprietário. 

O fundador da Casa Teto, Bruno Rezende, gravou um vídeo explicando melhor as vantagens e desvantagens de construir com EPS. Assista ao vídeo:

A construção com EPS é utilizada em larga escala no exterior, principalmente em países como Estados Unidos e China. Pela rapidez e segurança, pode ser aplicado facilmente em casas populares, galpões e até em mansões de luxo.

É importante relembrar que toda construção, independente do método construtivo escolhido, precisa ser planejada de maneira plena para que não haja prejuízo. Mesmo com o custo menor, analise todos os prós e contras apresentados antes de decidir construir com EPS. Além disso, trabalhe com profissionais capacitados e experientes no mercado a fim de evitar surpresas desagradáveis tanto no orçamento quanto na execução.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco e fale com um consultor. 

Comentários para: Vantagens e desvantagens de construir com EPS

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade