Vale a pena investir na construção de uma casa com dois pavimentos (sobrado)? | Casa Teto

Vale a pena investir na construção de uma casa com dois pavimentos (sobrado)?

  • Data : 8 de abril de 2021

Uma das perguntas mais recorrentes quando recebemos clientes aqui na Casa Teto é: vale a pena investir na construção de uma casa com dois pavimentos (sobrado)? Para responder essa pergunta é necessário levar em conta as informações do seu terreno. Basicamente, são 3 características importantes a serem observadas: a topografia do terreno, o tamanho e o tipo de solo. Além dessas características referentes ao terreno, antes de tudo é importante destacar a importância da realização da sondagem do solo.

Topografia do terreno

Nessa avaliação precisamos levar em conta se o terreno possui aclives ou declives muito acentuados que resultam num aterramento de grande proporção, gerando mais um custo para a sua obra. Em alguns casos, um pavimento para subsolo pode ser a saída no lugar do aterramento, fazendo com que uma casa de dois pavimentos seja a melhor opção. Porém, como já dissemos várias vezes, tudo depende do projeto e da situação do terreno que deve ser avaliada por um profissional capacitado.

Tamanho do terreno

Dependendo do tamanho do lote e da necessidade de abrigar com conforto sua família, fazer uma casa em dois pavimentos pode ser a solução para aproveitar melhor o espaço. Muitos lotes são fracionados e não contam com uma boa área para construção, nesses casos o sobrado é uma ótima escolha pois pode proporcionar mais conforto e mais espaço para os cômodos da casa.

Para explicar como essas características do terreno podem interferir na continuidade e no tipo de construção a ser escolhida, nosso fundador e CEO, Bruno Rezende, gravou um vídeo com mais detalhes sobre o assunto. Confira agora mesmo no canal da Casa Teto no YouTube:

Como você pôde ver, o tipo de solo e o laudo de sondagem são fundamentais para a “saúde estrutural” da sua obra. A confecção do laudo de sondagem do terreno é, muitas vezes, ignorada por muitos construtores, mas o seu custo é insignificante perto do que sua ausência pode causar durante ou depois da entrega da obra. A sondagem do solo é procedimento que mostra as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõem, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista. Os resultados desta sondagem definem os tipos de fundação necessários para a construção. 

Agora que você já entendeu os pontos a serem observados antes de construir em dois pavimentos, fique atento às dicas e, se precisar de ajuda na execução do seu projeto, fale conosco! Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco através das redes sociais ou deixe sua pergunta nos comentários. Veja mais vídeos do canal da Casa Teto no YouTube clicando no link abaixo:

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade