Se quiser construir não deixe de ver esse vídeo | Casa Teto

Se quiser construir não deixe de ver esse vídeo

  • Data : 25 de março de 2021

Realizar o sonho de construção é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa que idealizou esse momento. Mas apenas sonhar não é suficiente! As fases de uma construção demandam diferentes profissionais à medida que vão acontecendo e é impossível conseguir acolher todas as necessidades de uma obra de uma só vez. Cada profissional da equipe atuante naquela etapa deve ser responsável pelo cumprimento daquilo que se propôs a fazer, evitando que outros profissionais e até mesmo o proprietário fiquem sobrecarregados.

Mas mesmo assim, existem pessoas que se deixam levar pela vontade ou ansiedade de terminar uma obra e acabam abraçando todas as demandas que vão surgindo. Essa pessoa acaba se tornando uma personagem muito comum numa obra: o Equilibrista. Como o nome já diz, ele tenta se equilibrar em diversas funções e no fim, não realiza nenhuma delas de maneira satisfatória. 

Bruno Rezende é CEO da Casa Teto e tem mais detalhes sobre esse personagem. Confira agora mesmo no canal da Casa Teto no YouTube:

Como você pode ver, ter uma equipe de planejamento e execução é indispensável para o sucesso da sua obra. Mesmo que você verifique e avalie cada etapa, não é viável que tudo esteja sob sua responsabilidade. Cada profissional tem sua função e deve executá-la da melhor maneira possível, contribuindo para o resultado final. Veja, de maneira simplificada, algumas das funções mais comuns em uma obra (levando em consideração uma obra em alvenaria comum):

Arquiteto

Faz o projeto arquitetônico, organiza o projeto executivo e aprova as plantas na prefeitura. Além disso, fiscaliza a obra junto ao engenheiro, garantindo a perfeita execução.

Engenheiro

Vários engenheiros estarão envolvidos na obra, dependendo do tamanho e complexidade. O engenheiro civil cuida da execução dos projetos (estrutural, arquitetônico, elétrico e hidráulico), orientando o mestre de obras ou o encarregado a respeito das atividades a serem executadas.

Mestre de Obras

É quem faz o intermédio entre o engenheiro e os funcionários. Ele deve conhecer todas as etapas da obra e conferir a execução de cada atividade.

Encarregado

Trabalha sob a coordenação do mestre de obras ou do engenheiro.

Pedreiros

Aos pedreiros cabem os serviços de alvenaria, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral.

Serventes

Auxilia todos os profissionais da obra. Transporta materiais, prepara argamassa para revestimentos, limpa o canteiro, etc.

Carpinteiro

É responsável pelos andaimes e pelas formas estruturais para vigas e pilares. Em alguns casos faz o telhado também.

Armadores

É o ferreiro, operário que corta, dobra e monta os ferros estruturais. O proprietário poderá optar por comprar as ferragens já prontas (serviço de corte e dobra), o que agiliza o serviço. 

Eletricista

Realiza a ligação elétrica para a construção, coloca os conduítes, passa a fiação e instala tomadas e os interruptores.

Encanador

Instala os canos para a ligação de água e esgoto, coloca peças sanitárias, pias, tanques e torneiras.

Para não ser o “equilibrista” da sua obra, a Casa Teto te auxilia na concretização do que você sempre sonhou e tem uma equipe de profissionais capacitados. Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco através das redes sociais ou deixe sua pergunta nos comentários. Veja mais vídeos do canal da Casa Teto no YouTube clicando no link abaixo:

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade