O que você não sabia sobre fundação | Casa Teto

O que você não sabia sobre fundação

  • Data : 10 de junho de 2021

Mesmo para quem não entende muito de construção civil, o termo fundação não é desconhecido. Na maioria das edificações, o principal objetivo da fundação é transferir o peso da construção para o chão, o solo e a rocha sobre a qual ela repousa. É comum que as pessoas não se atentem tanto à fundação e isso pode gerar danos trágicos à uma obra. Mas é possível evitar esses problemas com medidas consideradas simples durante a realização da fundação. Tais medidas garantem a qualidade e a segurança da construção. Saiba mais sobre fundação com este novo artigo do Blog Casa Teto. Boa leitura!

Quais são as principais causas de patologias em fundações?

Destacam-se três principais motivos que provocam patologias em fundações:

  • ausência ou falha nas investigações dos solos;
  • problemas que envolvem o comportamento do solo;
  • problemas gerados pelo desconhecimento do comportamento real das fundações.

Mas o que você não sabe sobre fundações? Nosso CEO, Bruno Rezende, revela neste vídeo as principais medidas que podem ser tomadas para evitar problemas estruturais e arquitetônicos causados por uma fundação incorreta ou mal feita. Confira agora mesmo:

Apesar de apresentarem problemas parecidos, existem diferentes tipos de fundação para diferentes tipos de construção. Como saber qual tipo de fundação usar? Essa decisão deve ser tomada pelos profissionais responsáveis pelo cálculo estrutural. Essa decisão é muito importante e deve ter a participação do proprietário e dos profissionais, já que envolve custos, prazos e influencia diretamente nos projetos.

Basicamente, escolher o tipo de fundação envolve 3 fatores:

  • carga do imóvel;
  • nível do lençol freático;
  • geotécnica do solo.

A norma técnica que rege essa análise é a NBR-15.992 que dita os números mínimos de sondagens a serem realizadas conforme a topografia do local. Outra análise que também pode ser feita para escolher um dos tipos de fundação é entender quais são as fundações usadas nas edificações vizinhas. Essas informações ajudam a entender melhor o funcionamento do solo na região.

Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco através das redes sociais ou deixe sua pergunta nos comentários. Conheça o método “Tira do Papel” e obtenha ajuda profissional para realizar o seu sonho de construção.

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade