Minha construção pode ir por água abaixo? | Casa Teto

Minha construção pode ir por água abaixo?

  • Data : 17 de dezembro de 2020

Existem muitos tipos de problemas numa construção, mas os danos estruturais podem causar até o desabamento da edificação. No último artigo falamos sobre algumas patologias muito comuns em uma construção: trincas, fissuras, rachaduras, infiltrações e corrosão. Outra complicação corriqueira e que merece extrema atenção é o recalque diferencial, que afeta a fundação e se manifesta nas fissuras entre vigas e pilares, geralmente nos cantos das paredes. 

O recalque se apresenta na diferença de nível entre o solo e a fundação. Isso pode acontecer em razão da fragilidade do solo que cede após infiltrações, por exemplo. Esse tipo de recalque é chamado de diferencial. Além do recalque diferencial, existe o recalque uniforme: quando todos os pontos da fundação apresentam o mesmo grau de recalque e toda a obra desce como um corpo rígido, mantendo a estabilidade horizontal e vertical. Não acontecem danos estruturais, mas podem aparecer problemas nas ligações com a rua (entrada de água, esgoto, cabos enterrados, acesso de veículos, entre outros). 

O mestre em Engenharia, Bruno Rezende (fundador da Casa Teto), discorreu sobre como sua construção pode ir por água abaixo caso a fundação não receba a devida atenção. Assista ao vídeo:

Além da falta de “cuidado” com a fundação, os erros no projeto estrutural também podem causar transtornos durante a execução. Além disso, esses esforços estruturais não previstos podem aumentar o custo da obra, pois precisarão ser corrigidos. É importante contar com o apoio de profissionais com vasta experiência e vivência de mercado, para que seus sonhos também não desabem junto com a edificação. Mais uma vez, lembramos que o barato SEMPRE sai caro! Trabalho de qualidade é um investimento e você vai entender quando sua obra não apresentar problemas graves no futuro. 

Você ou sua empresa precisam de ajuda para a elaboração de um projeto ou na execução de uma obra? Entre em contato com a Casa Teto através dos canais de atendimento ou das redes sociais. Faça uma construção inteligente, faça como a Casa Teto. Veja mais vídeos do canal da Casa Teto no YouTube clicando no link abaixo:

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade