Laje sem mistérios: um vão livre grande é mais caro? | Casa Teto

Laje sem mistérios: um vão livre grande é mais caro?

  • Data : 9 de dezembro de 2021

Já falamos sobre as lajes em outros textos e explicamos como essa parte da obra é fundamental para a parte estrutural como um todo. Existem diferentes tipos de lajes e ela deve ser escolhida de acordo com a necessidade do projeto. Ainda pensando em lajes, é bem comum que o cliente peça um vão livre maior, que permite uma visão “limpa” do ambiente, criando uma percepção mais ampla. Mas será que essa modificação vai custar mais caro? Existe um limite de metros para um vão livre?

Hoje trouxemos o Breno Machado, que faz parte da equipe de Engenharia da Casa Teto, para mostrar na prática como o vão livre impacta tanto o visual quanto o financeiro de uma construção. Assista agora ao vídeo clicando abaixo:

Vãos grandes em construções comerciais são bem comuns. Esses vãos enormes se mostram não apenas um diferencial estético, mas também por razões funcionais. Como dissemos antes, os vãos livres representam gastos maiores com concreto, locação de equipamentos e ainda com a inspeção periódica. Além, claro, do aumento de custos de uma laje resistente ao peso que será colocado sobre ela.

Depois de se propor a fazer um grande vão, a equipe de projeto precisa prioriza-lo e fazer com que todo o restante da obra esteja alinhado com essa ideia. Depois de estudar todas as soluções de engenharia existentes e compreender as técnicas possíveis de serem realizadas de acordo com os materiais, o maquinário e a mão de obra disponíveis no local da obra, é possível estabelecer qual o sistema estrutural mais adequado para assegurar sua execução, segurança e necessidades do projeto.

Nós, da Casa Teto, estamos prontos para colaborar com o seu sonho de construção. A realização desse sonho não precisa ser repleta de problemas e frustrações. O seu projeto é real aqui! Fale com a gente! 

Tira do papel!

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade