Forro de gesso sem laje? | Casa Teto

Forro de gesso sem laje?

  • Data : 9 de julho de 2021

Para quem já está na fase de acabamento da obra, a hora de escolher o tipo de cobertura é crucial para evitar problemas futuros como as infiltrações. A laje é um dos tipos mais convencionais de cobertura e, em questão de durabilidade, pode chegar até os 50 anos. Mas mesmo sendo tão comum e durável, as lajes de concreto podem custar quase o dobro da cobertura com gesso acartonado. Por isso, trouxemos no artigo de hoje, alguns dos benefícios de usar o forro de gesso sem laje para sua construção. Confira!

Menos peso e menos custos com sustentação

Como o gesso acartonado é mais leve, sua sustentação não precisa ser como a da laje, economizando no processo de construção de vigas e pilares. É importante lembrar que mesmo gastando menos, o gesso acartonado deve ser de boa procedência. O gesso de cor verde é resistente à água e deve ser utilizado para evitar infiltrações e até acidentes com a queda das placas de gesso em razão da umidade excessiva. Um hidrofugante deve estar presente na composição do material para repelir a água.

Escolha o tipo de cobertura correta

Mesmo com o tipo de gesso adequado, é possível que a umidade passe para o material em razão de uma cobertura errada, como por exemplo as telhas comuns. Pode acontecer que os espaços entre as telhas seja suficiente para deixar que a água passe para o gesso, comprometendo todo o trabalho. As coberturas ideais são aquelas com boa vedação, como as telhas de fibrocimento ou termo acústicas, por exemplo.  

Mas e as desvantagens? Nosso CEO, Bruno Rezende, também aborda neste vídeo as desvantagens que escolher o gesso acartonado em vez da laje de concreto pode acarretar. Confira agora mesmo:

Para quem está construindo e precisa tomar decisões como essa, outro benefício do forro de gesso acartonado é a função estética de esconder o telhado, vigas e dutos elétricos e ainda funciona como isolante térmico e acústico. E lembre-se: o orçamento disponível e o projeto são os guias nessas decisões. Não fuja disso para que o cronograma de construção seja executado corretamente.

Essas e outras decisões podem ser um peso para quem não tem experiência ou está muito atarefado. Para te auxiliar nesse e em outros momentos da sua obra, a Casa Teto tem a solução perfeita. Entre em contato conosco através das redes sociais ou deixe sua pergunta nos comentários. Conheça o método “Tira do Papel” e obtenha ajuda profissional para realizar o seu sonho de construção.

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade