skip to Main Content
Como Superar A Falta De Tempo Para Pegar Novos Projetos

Como superar a falta de tempo para pegar novos projetos

A falta de tempo é, muitas vezes, um grande problema na vida de engenheiro. Cuidar de obras é uma tarefa complexa, que exige muitos cuidados, além de ser repleta de detalhes que demandam a atenção. Além de assegurar que a obra seja realizada corretamente e entregue a tempo, ele necessita também fazer a gestão da equipe que trabalha com ele.

Abordaremos neste artigo como a falta de tempo pode afetar a vida profissional de engenheiros e como realizar uma eficiente gestão do tempo.

 

Por que é importante os engenheiros lidarem com a falta de tempo?

Uma das coisas que mais podem prejudicar um engenheiro é a falta de tempo. Dado que uma obra demanda uma série de responsabilidades e ações por parte do engenheiro, ele acaba dispensando muitas horas, dias e semanas em uma única obra.

Se um engenheiro é demasiado ocupado, ele não terá tempo para prospectar potenciais novos clientes e, com isso, pegar novos projetos. Consequentemente, por não ter tempo o bastante para novos projetos, ele terá menos oportunidades de obter mais rendimentos, ou seja, mais dinheiro.

Além disso, uma gestão do tempo ruim pode prejudicar a obra na qual ele já está trabalhando, fazendo com que ele se torne menos produtivo e talvez até mesmo acabe atrasando a entrega do projeto.

 

Como fazer uma boa gestão do tempo?

Para auxiliar os engenheiros a lidarem com a falta de tempo para pegarem novos projetos, daremos abaixo algumas dicas úteis e eficazes para fazer uma boa gestão do tempo:

 

Faça uma seleção e classificação das tarefas

É necessário pontuar que, por incrível que pareça, nem tudo é “para ontem”, nem tudo precisa ser lidado naquele momento em questão de segundos. Parte de uma boa gestão do tempo é saber classificar as tarefas por ordem de importância e urgência.

Tarefas importantes podem ser desenvolvidas em um prazo maior, desde que se siga à risca o planejamento dela. Ela não demanda sua atenção naquele exato momento.

Por outro lado, as tarefas urgentes requerem de você uma atenção imediata, por conta do prazo curso para ser finalizada. Nesse caso, elas devem ser priorizadas.

 

Defina horários específicos para as atividades

Procure definir horários específicos para as atividades que você precisa realizar, sobretudo aquelas das quais você não pode prescindir, como a visita de inspeção de uma obra, por exemplo.

 

Selecione um tempo determinado para responder e fazer contatos

Estabeleça uma hora específica do seu dia para responder mensagens, e-mails e fazer ligações.

 

Tenha sempre uma organização impecável

Como a presença em uma obra consome muito do tempo do engenheiro, é crucial que ele preze por uma organização impecável dentro da obra. Isso significa organizar não somente o que vai ser feito e quando dentro da obra, mas também os equipamentos e materiais utilizados. Com a devida organização do projeto, todo o resto fica mais fácil.

Está a procura de uma boa ferramenta para fazer uma gestão mais eficiente do projeto? Conheça o CT Projetos da Casa Teto Construtora e alavanque sua carreira como engenheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top