skip to Main Content
(62) 3981-0010 contato@casateto.com.br
Energia Fotovoltaica: O Que é E Como Funciona

Energia fotovoltaica: o que é e como funciona

Temos vários artigos sobre construção sustentável aqui no blog e, hoje, gostaríamos de falar sobre a energia fotovoltaica, solução que tem sido muito utilizada em casas sustentáveis, pois além de utilizar energia limpa, proporciona muita economia.

Mas você sabe o que é a energia fotovoltaica e como funciona? No artigo de hoje, traremos tudo o que você precisa sobre essa opções. Continue lendo para conhecer mais sobre.

 

O que é energia fotovoltaica?

Energia fotovoltaica é a energia produzida a partir da luz solar que, apesar de ter uma taxa de produção maior em dias limpos, pode ser gerada até mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto mais forte for a luz solar e a radiação ultravioleta, maior será a quantidade de energia produzida.

Quando gerada para residências, funciona de uma forma mais simples, apenas com painéis gerando energia solar fotovoltaica e um inversor convertendo a energia. Já para utilização urbana, a energia é enviada a um transformador para, primeiramente, elevar a voltagem.

 

Como funciona a energia fotovoltaica?

Já faz mais de 30 anos que sistemas fotovoltaicos são utilizados em residências e empresas. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Veja como funciona:

  1. Os painéis solares, instalados sobre o telhado, geram a energia solar fotovoltaica. Todos são conectados uns aos outros para produzir o máximo de energia possível.
  2. O Inversor Solar converte a energia para o imóvel.
  3. A energia sai do inversor para a residência ou empresa, reduzindo assim a quantidade de energia elétrica que você consome da distribuidora.
  4. O excesso de energia vai para a rede elétrica através do relógio de luz, é ele que mede o consumo de energia quando não tem Sol. A energia solar gerada em excesso é injetada na rede da distribuidora, ou seja, é como se a energia fotovoltaica virasse “créditos de energia” para você poder utilizar durante a noite.

Vale lembrar que a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada normalmente em sua casa ou empresa, assim como a energia que vem da “rua”. TVs, computadores, lâmpadas, eletrodomésticos, ou seja, ela pode ser usada para tudo o que precisa estar na tomada.

 

Por que ter energia fotovoltaica em casa?

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse sistema de energia solar, confira alguns motivos para ter esse tipo de energia no projeto da sua casa sustentável.

 

Economia

Por se tratar de um sistema que produz energia em sua própria casa, a energia fotovoltaica é excelente para quem deseja economizar. Em muitos casos, esses sistemas podem proporcionar uma economia de até 75% no valor da conta de luz.

 

Energia limpa

Energia limpa e não poluente, sem preocupações com poluição e danos ao meio ambiente.

 

Bom, agora que você já conhece o sistema de energia fotovoltaica, sabe como funciona e quais as vantagens de tê-lo em sua casa, confira o nosso artigo de 7 ideias para ter uma casa sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top