Dicas de construção: seu projeto pode ser executado? | Casa Teto

Dicas de construção: seu projeto pode ser executado?

  • Data : 25 de setembro de 2020

Um dos assuntos mais abordados aqui no blog da Casa Teto e também nas nossas redes sociais é a possibilidade de execução do seu projeto. Não adianta elaborar um projeto ousado, inovador e imponente se você ou seu cliente não tem condições financeiras de executá-lo. Além do problema de orçamento, os detalhes do projeto podem não ser aplicáveis ao terreno ou à localidade em que se situa a obra. Pensando no melhor para sua obra, trouxemos algumas dicas de construção para responder à pergunta mais importante: seu projeto pode ser executado?

A arquitetura da capital federal, Brasília, é uma das mais famosas do mundo e foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas). Figurando entre as maiores obras do Modernismo brasileiro, o investimento na cidade foi enorme: US$ 1,5 bilhão em valor de 1960, cerca de R$ 68 bilhões (valor atualizado em abril de 2020). O projeto era ousado, moderno e muito inovador. O arquiteto Oscar Niemeyer era um visionário e trouxe referências do mundo todo. É inegável que Brasília é um lugar único e cheio de história, mas será que esse projeto tão majestoso era mesmo necessário? 

Não queremos colocar em xeque as intenções políticas da época, mas pensando de maneira simples, porquê não investir todo esse dinheiro em outras frentes como a Educação como fizeram outros países na mesma época? E, voltando para o tema do nosso texto, um projeto tão complicado de ser executado não poderia ter dado muito problema? As chances de erro eram muito maiores do que se fosse um projeto mais fácil de ser executado.

Agora leve isso para o seu projeto de construção, bem menor do que o de Brasília, temos certeza em afirmar. Pense em simplificar para executar. É claro que uma construção como uma casa ou uma empresa são sonhos de uma vida e que mexem com a imaginação de qualquer pessoa. Mas não se deixe levar apenas pela imaginação. Foque no planejamento! Essa é a fase mais importante da sua obra. Aliado a isso, não esqueça de verificar o orçamento diariamente para verificar possíveis erros ou imprevistos. 

Essa reflexão sobre a construção da cidade de Brasília foi feita pelo Bruno, fundador da Casa Teto, que, em viagem à capital federal, expôs seus pensamentos nesse vídeo que gravou para o nosso canal do YouTube. Com a intenção de ajudar clientes brasilienses que estavam com esse mesmo problema de execução de obra, o Bruno resolveu gravar um vídeo para que mais pessoas evitem deixar seus sonhos apenas no papel. 

E se você não sabe nem por onde começar, em breve você verá outro artigo onde o Bruno, mestre em Engenharia, dá algumas dicas para construir uma obra do zero. Mais uma vez, o planejamento é destacado e exaustivamente explorado, a fim de que sua obra não seja uma frustração. Nas nossas redes sociais também tem conteúdo para quem quer construir ou reformar e não tem noção de como dar início. Para esclarecer alguma dúvida, deixe uma mensagem nos comentários deste artigo ou entre em contato conosco através do Instagram

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade