skip to Main Content
(62) 3981-0010 contato@casateto.com.br
7 Dicas Sustentáveis Para Utilizar Em Seu Apartamento

7 dicas sustentáveis para utilizar em seu apartamento

Inegavelmente, há uma demanda cada vez maior por soluções ecológicas em todas as esferas possíveis da sociedade, mas mantendo um crescimento econômico expressivo.

Nesse contexto, a sustentabilidade é muito importante. Assim sendo, a população pode contribuir bastante para esse propósito se empenhando em ter um apartamento sustentável.

Ao longo deste artigo, daremos 7 dicas sustentáveis para quem mora apartamentos.

 

1. Efetuar instalação para ter energia fotovoltaica

Sem sombra de dúvida, uma das atitudes mais certeiras para se ter um apartamento sustentável é efetuar a instalação de sistemas fotovoltaicos. A nível de esclarecimento, energia fotovoltaica nada mais é do que a energia gerada a partir da luz solar.

Surpreendentemente, ao contrário do que comumente se imagina, essa energia pode ser produzida não somente em dias limpos. Ela também é produzida e armazenada em ocasiões onde o tempo está nublado ou mesmo chuvoso. Contudo, é inegável que quanto maior forte a luz do sol e a radiação ultravioleta, mais abundante será a energia gerada.

Para a instalação em residências, como apartamentos, basta colocar painéis para a geração de energia fotovoltaica e igualmente um inversor. Com efeito, ele será o responsável por converter essa energia fotovoltaica.

 

2. Estimular o uso da iluminação natural

É interessante que se construa ou então se reforme as janelas do apartamento de forma a permitir a maior incidência possível de luz vinda do exterior da residência. 

Uma boa dica nesse sentido é focar em janelas grandes, muretas de vidro e itens que consigam refletir a luz natural. Além de ser mais confortável para os olhos, a luz natural pode e deve ser aproveitada ao máximo durante o dia para economizar energia.

 

3. Dê preferência para produtos e equipamentos eco-friendly

Uma dica muito interessante para a elaboração de um apartamento sustentável é dar toda a preferência que se puder para produtos e equipamentos eco-friendly

Estes produtos, como o próprio nome diz, são mais ecológicos. De fato, eles cumpre sua funcionalidade, porém com menos impacto para o meio ambiente.

 

4. Busque economizar água ao máximo

Indubitavelmente, a água é um bem natural esgotável. Em outras palavras, um dia ela irá acabar. Sendo assim, é muito importante que se economize ao máximo a sua utilização.

Existem diferentes formas de fazer isso, como por exemplo:

  • Reduzir o tempo embaixo do chuveiro;
  • Esperar acumular roupa o suficiente para encher a máquina;
  • Manter a torneira fechada enquanto se ensaboa e esfrega a bucha na louça;
  • Instalar aeradores de água nas torneiras. Eles são capazes de ampliar o volume do jato, porém diminuindo a vazão de água;
  • Trocar a descarga do sanitário por um modelo de dois fluxos de água.

 

5. Trocar as lâmpadas comuns por opções de LED

Procure trocar todas as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, a fim de deixar o apartamento sustentável. Essa modalidade de lâmpada, além de ser bem mais modernas, duram bem mais e economizam muito a energia elétrica.

Apesar de elas serem um pouco mais caras, o custo-benefício delas, a curto, médio e longo prazo é muito maior.

 

6. Separe o lixo apropriadamente

O processo de reciclagem diminui de modo muito expressivo a quantidade de lixo produzida. Para que isso se torne possível, é essencial separar o lixo de forma apropriada.

Uma dica é dividir o lixo entre orgânicos e recicláveis. Tudo o que for orgânico pode ser colocado em um saco só. Por outro lado, o lixo reciclável deve ser separado e posto em sacos diferentes, de acordo com cada subtipo: papéis, metais, plásticos e vidros.

No caso de pilhas e baterias, vale lembrar que elas não podem ser descartadas no lixo comum. Sendo assim, elas precisam ser depositadas em coletores específicos.

 

7. Cultive plantas

Por fim, é uma excelente ideia cultivar plantas no apartamento. Podem ser pequenos jardins (ainda que verticais), mini-hortas, vasos de plantas. Ainda que muitas vezes sejam simples mudas, as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar do ambiente.

 

Montando um apartamento amigável ao meio ambiente

É plenamente possível ter um apartamento sustentável. Com efeito, a partir de pequenas atitudes e algumas mudanças não apenas se economiza recursos, mas se causa menos impactos ao menos ambiente. Isso sem falar no aumento da qualidade de vida.

Gostaria de entender mais sobre a questão da sustentabilidade em relação aos imóveis? Então leia esse nosso artigo sobre sustentabilidade na construção civil.

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top