skip to Main Content
Cuidados Que Você Deve Ter Na Obra Para Não Ter Prejuízo

Cuidados que você deve ter na obra para não ter prejuízo

Todo projeto de obra de construção civil pode e deve ser planejado com todo o cuidado possível. Isso não somente para que se garanta que a obra seja de extrema qualidade e fique impecável, mas também, o que é igualmente importante, que não haja prejuízo na obra. Nesse sentido, a correta gestão da obra é fundamental.

Os prejuízos na obra são decorrentes de uma série de erros que poderiam ser evitados ao decorrer da execução do projeto. Sendo assim, daremos adiante algumas dicas de cuidados que devem ser tomados na obra para não se ter prejuízo.

 

1. Gestão falha do tempo gera prejuízo na obra

Quando acontecem imprevistos e problemas na obra, os primeiros problemas que surgem giram em torno de atrasos. Em outras palavras, quando ocorre algum contratempo, os prazos do empreendimento são diretamente afetados. Ou seja, os prazos começam a não serem devidamente cumpridos. Isso pode ser sentido já nas etapas parciais do projeto.

Por conta disso, é relativamente comum valer-se de horas extras para dar conta do trabalho. Entretanto, inegavelmente essas horas extras tem um custo, o que vai onerar o orçamento, gerando prejuízo na obra.

 

2. Falta de controle da parte financeira

Pode parecer uma obviedade, mas uma das maiores causas de prejuízo na obra é quando não há um controle da parte financeira ou quando esse controle financeiro é muito escasso e fraco. Mas como realizar um bom e eficiente controle financeiro da obra?

Deve-se fazer o acompanhamento dos gastos, sejam eles já previstos no orçamento e aqueles que eventualmente surgirem. Além disso, é de suma relevância administrar as compras e controlar todos os pagamentos, sempre se valendo de muita cautela e usando os instrumentos e estratégias adequados para isso.

 

3. Prezar por uma boa e efetiva comunicação na equipe

Quando se fala em equipe, estamos falando de todas as pessoas que trabalham em todos os setores envolvidos no empreendimento, na obra. Para garantir que o projeto seja desenvolvido corretamente e a obra seja bem-sucedida.

A fim de que isso se torne possível, sempre que alguma adversidade for notada, os colaboradores necessitam saber para quem e de que forma se comunicar. As falhas na comunicação podem fazer com que um problema relativamente fácil de resolver ganhe proporções inimagináveis.

 

4. Desperdício no uso de materiais 

Uma das coisas que mais causa prejuízo na obra é o desperdício de materiais. Isso porque muitos materiais são utilizados para fazer a obra acontecer, o que se quer dizer que eles ocupam uma parte expressiva do orçamento da mesma.

Esse desperdício começa já nos cálculos iniciais na elaboração do orçamento da obra e terminam no uso inadequado e indiscriminado de materiais na execução do projeto, sem falar também no armazenamento incorreto. 

Sendo assim, deve-se, primeiramente, calcular de modo preciso quanto de material será necessário para executar a obra. Em seguida, será necessário armazenar esses recursos de forma apropriada evitando danos. Por fim, é muito importante que se controle o uso desse material, evitando gastos desnecessários dos mesmos.

 

A gestão eficiente da obra

Um prejuízo na obra existe, em sua grande parte, devido a uma falha na gestão desse projeto. Sendo assim, para que se evite prejuízos, deve-se fazer uma gestão eficiente da obra, que procure fazer o acompanhamento e controle contínuo de todas as etapas.

E você, o que acredita que é necessário fazer para não haver prejuízo na obra? Deixe um comentário abaixo e siga-nos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WhatsApp
Back To Top