Como se antecipar aos problemas da sua construção? | Casa Teto

Como se antecipar aos problemas da sua construção?

  • Data : 4 de março de 2021

Ainda na “onda” de dicas para evitar problemas na hora de construir ou reformar, hoje temos um ponto super importante para que você se antecipe aos contratempos que podem surgir. Além da importância do projeto como um todo, a compatibilização dos projetos hidráulico, elétrico, estrutural e os demais deve ser levada muito a sério. É fundamental que engenheiro, arquiteto e outros profissionais envolvidos estejam em sintonia durante toda a obra. 

O que é compatibilização de projetos?

Compatibilizar projetos significa analisar todos os projetos que fazem parte de uma construção para identificar e solucionar possíveis interferências existentes. Dessa maneira, a integração de todos os sistemas será plena. De maneira simples, quando os projetos são sobrepostos, é mais fácil encontrar irregularidades. Como exemplo de problema recorrente podemos citar as vigas e tubulações hidráulicas se chocando. Quanto antes o problema for identificado, principalmente na fase de projeto, é mais simples fazer correções do que durante a obra em si. A compatibilização pode ser feita através de softwares, mas é indispensável que haja diálogo entre os diferentes profissionais orientado pelo gestor de projetos.

Neste vídeo, Bruno Rezende, que é fundador e CEO da Casa Teto, enfatiza como a compatibilização de projetos é importante para se antecipar aos possíveis problemas que podem surgir durante a execução. Veja agora mesmo:

Conheça as vantagens da compatibilização de projetos

De modo geral, compatibilizar os projetos ainda na elaboração gera uma economia de 5% a 8% nos custos da construção. Ao realizar a compatibilização, os profissionais que trabalham juntos evitam que o projeto não seja um Frankenstein. Então podemos concluir que a principal vantagem da compatibilização é a economia! Quando bem feita, a verba economizada poderá ser utilizada em outra frente de trabalho ou usada como reserva emergencial.

Se você precisa de ajuda na compatibilização do seu projeto, fale conosco. Podemos te ajudar a realizar seu sonho de construção evitando inúmeros problemas que não existiriam se o processo de compatibilização fosse feito de maneira satisfatória e correta. Deixe uma mensagem nos comentários ou entre em contato conosco através das redes sociais.

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade