Como saber o custo da minha obra? | Casa Teto

Como saber o custo da minha obra?

  • Data : 4 de setembro de 2020

Este artigo responde à pergunta que mais ouço tanto de profissionais quanto de clientes que querem realizar uma construção “Como saber o custo da minha obra?”. É bem complicado responder à essa pergunta de maneira simples e rápida, mas quero deixar claro os principais fatores que influenciam no custo de uma obra. Antes de tudo, é preciso saber que cada região apresenta tipos e valores diferentes de materiais para construção. Uma casa na praia, por exemplo, necessita de metais resistentes à maresia, e esse tipo de produto não é encontrado facilmente em regiões que não têm orla. Então, antes de começar, defina o local e a metragem do imóvel.

A partir daí, o progresso da obra depende de outros fatores importantes. Qual a quantidade necessária de concreto para sua construção? Quantos m² de revestimento serão colocados e onde serão colocados? Na parte elétrica, quantos metros de fio elétrico serão necessários? E quanto ao acabamento? Qual tinta usar? A iluminação vai seguir algum padrão? A decoração já tem um estilo definido? Ufa! Percebeu que a pergunta inicial se transformou em centenas de sub perguntas? Talvez não seja tão claro para todas a pessoas, mas existe um documento que responde a todos esses questionamentos: O PROJETO!

É claro que existem vários tipos de projetos como o hidráulico, o estrutural e o de decoração, por exemplo. Mas queremos focar na importância desse documento como um todo para que sua obra não ultrapasse o orçamento. Todas as informações necessárias serão levantadas no projeto que deve ser realizado por profissionais de cada área específica. Algumas pessoas começam a construir sem projetos e acabam se frustrando ou gastando mais do que deveriam.

Para fazer uma comparação com algo mais simples, podemos relacionar os projetos aos exames realizados antes de uma cirurgia importante. São nesses exames que o médico vai medir a possibilidade de sucesso na operação. E você concorda que fazer uma cirurgia sem exames pré-operatórios pode causar consequências terríveis? O mesmo acontece na construção civil! Prédios que desabam, estruturas comprometidas por rachaduras e acabamento inadequado são apenas algumas das consequências da falta de um projeto para guiar o processo de construção.

Junto ao projeto, podemos citar o Custo Unitário Básico, calculado mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil. O CUB equivale ao custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado e que serve de base para avaliação de parte dos custos de construção das edificações. É importante lembrar que o CUB/m² representa o custo de um projeto padrão, isto é, não leva em conta as peculiaridades do seu projeto que será personalizado, não é verdade?. Você pode 

saber mais acessando o site www.cub.org.br.

Esse é apenas um dos instrumentos para ajudar você a descobrir o custo da sua obra e evitar desperdícios e prejuízos. No livro “Construir Transforma”, especialista em construções e projetos personalizados, reúne essa e outras dicas para que sua obra não seja mais um problema. Um dos capítulos do livro é justamente sobre custos e você entenderá como calcular cada fase do seu projeto. Para saber mais sobre o livro, acesse o site do livro clicando aqui.

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade