Como impermeabilizar o muro de arrimo corretamente? | Casa Teto

Como impermeabilizar o muro de arrimo corretamente?

  • Data : 22 de abril de 2021

Se você ainda não conhece, o muro de arrimo (ou muro de contenção) tem a função de evitar contratempos que podem causar sérios transtornos estruturais à obra. Dada a importância dessa etapa de construção, o muro de arrimo deve ser alvo de muita atenção durante a obra. Ele desempenha um papel fundamental para a segurança, garantindo a estabilidade de uma encosta ou terreno vizinho e evitando deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos. Essa estrutura recebe muita umidade e precisa ser impermeabilizada de maneira eficiente. Nesse artigo, vamos te mostrar como impermeabilizar o muro de arrimo corretamente para que não haja surpresas desagradáveis na sua construção.

Existem dois tipos de pressão que podem desestabilizar a estrutura de um muro de arrimo: a positiva e negativa (lado interno e externo, respectivamente). Identificar qual forma mais adequada para sua situação vai definir o tipo de proteção e o procedimento correto para sua execução.

Para que você entenda melhor como essas pressões funcionam, Bruno Rezende (fundador e CEO da Casa Teto), ilustrou e deu exemplos de como deve ser feita a impermeabilização correta no muro de arrimo. Veja agora mesmo no canal da Casa Teto no YouTube:

Também é preciso analisar corretamente o tipo de impermeabilização escolhida para cada caso. Muitas vezes, você pode utilizar o produto correto no lugar errado e vice-versa. Portanto, um especialista deverá ser consultado para que o processo seja feito de maneira satisfatória. 

Como escolher os produtos impermeabilizantes?

Para não errar, é necessário realizar um estudo detalhado das características do terreno e do muro de arrimo que pretende impermeabilizar. Nesse momento, é fundamental que a qualidade do produto e da mão de obra sejam levados em conta, fazendo com que todo o processo seja feito de maneira eficiente e segura. 

Pode parecer exagero ou excesso de cuidado, mas o muro de arrimo é uma etapa muito importante da construção e deve ser feita de acordo com as recomendações de um profissional gabaritado. Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco através das redes sociais ou deixe sua pergunta nos comentários. Veja mais vídeos do canal da Casa Teto no YouTube clicando no link abaixo:

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade