Como construir no recuo do meu lote? | Casa Teto

Como construir no recuo do meu lote?

  • Data : 26 de agosto de 2021

Para quem ainda não está familiarizado com os termos da construção, o recuo é a distância lateral, frontal ou dos fundos que a sua edificação precisa ter com a divisa do terreno. Esses valores variam e são determinados pela prefeitura de cada município. Construir “em cima” do recuo pode acarretar multas e até o embargo da obra e, por isso, você deve se adequar às leis do município onde será feita a obra. Mas existem algumas exceções que dizem respeito a utilização maior do recuo. Confira!

Se a construção utilizar um dos limites laterais do recuo, é obrigatório que do outro lado estejam as aberturas de iluminação e ventilação. Ou seja, se uma das laterais estiver “colada” ao limite do terreno, você não poderá abrir janelas nesse lado, mas poderá usar o recuo para aumentar sua área construída.

Veja o que nosso fundador e CEO, Bruno Rezende, comenta sobre essas possibilidade entenda como sua construção pode fazer o uso do recuo sem sofrer punições legais do município:

Uma curiosidade é que as áreas de subsolo devem respeitar todos os recuos mínimos impostos à edificação, mesmo estando embaixo da terra. Além disso, em relação aos recuos, devemos observar também o coeficiente de permeabilidade, que garante a redução de enchentes e melhora o conforto ambiental como um todo.

Conheça e siga-nos nas redes sociais para acompanhar dicas e conteúdos fundamentais para realizar o seu sonho de construção. Para dicas rápidas e inspirações para o seu projeto, siga o nosso Instagram. Mas se você é daqueles que gosta de conteúdos mais longos e explicativos, siga nosso canal no YouTube

E agora uma novidade super bacana: a Casa Teto também está no Pinterest! Nesse novo canal de comunicação, você pode salvar suas ideias favoritas em pastas organizadas por assunto, ou como preferir. Nos aproximamos de você mais uma vez pra não te deixar na mão na hora de construir.

Tire seu projeto do papel

Comentar

Registro não necessário.

Ao comentar, você aceita nossas Políticas de Privacidade